Compras representam um gasto alto no consumo total das famílias de classe média. Geralmente com uma renda razoável para cobrir as despesas fixas mensais, tais como pagar as contas de água, energia, telefone, internet, TV, escola, condomínio, entre outras, acaba sobrando ainda um bom valor para o consumo.
Neste momento é que muitas famílias se complica e acabam se endividando devido aos excessos, como alimentos em quantia superior ao necessário, bens eletrônicos de última geração com grande apelo pela mídia, assim como o setor automobilístico incentivando a troca constante de veículos e outras compras como vestuário e acessórios.
Como o dinheiro é seu, claro que pode comprar o que bem entende, mas para evitar de perder sono com dívidas no futuro, com muitos parcelamentos, financiamentos, boletos de lojas ou faturas de cartões, tente controlar suas emoções de gastos excessivos da sociedade moderna, busque viver uma vida mais tranquila e perceberá que conseguirá viver muito melhor assim, sem os excessos do consumismo.
Além disso, economizando um pouco nas compras, poderá utilizar este dinheiro para investir, guardar para comprar um bem maior à vista ou dar um valor maior de entrada e reduzir os juros ou mesmo o preço do produto, já que terá maior poder de negociação.