É muito comum recebermos boletos por e-mail ou ainda pelos correios. Porém, antes de já sairmos pagando, no impulso, todo boleto que recebemos, precisamos ficar atentos com possíveis falsos boletos que nos são enviados.

É importante verificar a origem e se realmente refere-se a uma conta que devemos pagar. Em caso de dúvidas, antes de pagar entre em contato com a empresa que você fez a compra ou utiliza o serviço para saber se o código do boleto está correto.

Para identificar um boleto falso, geralmente os fraudadores abrem uma outra conta bancária, em nome de pessoa física ou em nome de outra empresa, uma de fachada criada por eles, para que seja feito o desvio do pagamento, caindo direto na conta deles ao invés de cair na conta da empresa verdadeira.

No boleto eles até podem escrever o nome e CNPJ da empresa verdadeira, porém, ao pagar, caso seja feito o pagamento pela Internet, poderá ver que será uma razão social diferente e desconfie também se o banco do boleto mudou repentinamente.

Geralmente, também, os estelionatários não saberão o valor real que devem cobrar, então, desconfie se os valores estiverem menores ou mesmo com centavos de diferença. Alguns não possuem seu nome, pois nem todos os fraudadores terão esse dado. Então, é mais um item para ficar atento.