• O que é o CDB?

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um tipo de investimento através de títulos que os bancos emitem para conseguir financiar suas atividades de crédito. Quando você compra um CDB, é como se você estivesse emprestando dinheiro para o Banco Comercial em troca de uma pequena renda diária.

  • Mas quais são os tipos de CDB?

Existem dois tipos principais: o pré-fixado, o pôs-fixado

No CDB pré-fixado, você negocia uma taxa pré-definida com o banco e no final do investimento vai receber exatamente o valor que colocou no acordo inicial. Esse tipo de investimento é indicado quando a taxa de juros está alta mas com tendência de diminuir.

Já no pós-fixado, as taxas variam de acordo com a variação da taxa de juros e da variação da inflação durante o tempo que você investiu seu dinheiro na aplicação. Esse tipo de investimento é indicado quando a taxa de juros aumenta ou continua alta.

Converse com o seu gerente sobre qual tipo de CDB é mais indicado pra você e pesquise em todos os bancos antes de investir pois o rendimento pode variar de banco para banco.

  • Vale a pena investir em CDB? Qual devo escolher?

É importante considerar que ao optar por uma compra de CDB, esse investimento é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Credito) até o limite de R$250.000,00 reais, ou seja, se você deseja investir um valor maior que o limite garantido, indica-se investir valores menores em bancos diferentes e nunca em um banco só, já que existe o perigo de não ter o dinheiro de volta.

O CDB tem como vantagem a isenção de taxas, ou seja, não é preciso pagar nenhuma taxa para aplicar. Mas caso você resgate o dinheiro em menos de 30 dias são cobrados os IOFs (Impostos sobre Operações Financeiras).

Para menores riscos, invista no CDB pré-fixados e tenha a segurança de qual valor vai receber no final da aplicação, mas caso opte pelo CDB pós-fixado lembre-se de investir até o limite imposto pelo FGC. Lembre-se também de negociar a taxa de remuneração com o seu banco para que a sua remuneração seja maior.