O cheque especial é um limite pré-aprovado na conta corrente onde o banco deixa disponível para o seu uso, o que pode te levar a sensação de ter mais dinheiro na sua conta.

Quando você gasta mais do que tem na conta corrente, são cobrados juros do rotativo (juros cobrados sob o valor gasto que dependem dos dias em que não foram pagos) sobre o valor pendente em questão, por isso é importante evitar o uso do cheque especial já que possui um dos maiores juros cobrados, abaixo apenas dos juros do rotativo de cartão de credito.

Entenda os termos:

https://cartaocreditonline.com/cartao-de-credito/bancos/conta-em-banco/o-que-e-cheque-especial/

O que você pode fazer para evitar dívidas no cheque especial?

Solicite o cancelamento do serviço de cheque especial na agência do seu banco, uma vez que o serviço não é obrigatório e pode evitar que ocorra o efeito “bola de neve” ou seja que o valor cobrado aumente cada vez mais, sob as suas finanças.

Mesmo que ainda tenha uma dívida a ser quitada, cancelando o serviço de cheque especial é possível congelar a dívida a ser paga para que os juros não aumentem sua dívida, porém ainda é importante que o valor seja quitado, pois a dívida continuará existindo.

Como se livrar das dívidas causadas pelo uso do cheque especial?

Existem algumas maneiras que podem ser efetuadas para que os juros sejam menores. Para quitar a dívida do cheque especial pode-se procurar um financiamento de juros menores como um empréstimo pessoal.

Em casos em que não consiga um financiamento, pode-se entrar em contato com o banco e solicitar a negociação da dívida do cheque especial. Nesse caso, depende do banco mas geralmente as condições são favoráveis para o pagamento como parcelamento do valor total com juros acrescidos.

Essa alternativa pode fazer com que o seu limite de cheque especial seja cancelado mas ao mesmo tempo evita que sejam cobrados juros exorbitantes sobre os valores negativos que sua conta se encontra.

Saiba mais:

https://cartaocreditonline.com/cartao-de-credito/bancos/negociar-dividas-com-o-banco/