Instituições bancárias são as mais poderosas e ricas do país, logo, possuem grande poder de negociação, até para poder diminuir os riscos com a inadimplência. A maioria das pessoas não sabem, mas nos juros do banco já estão incluídos valores como seguros, operação do negócio, estrutura comercial, impostos e ainda há uma ótima margem de lucro.
Ou seja, se você fez algum empréstimo no banco e não consegue pagar, do mesmo jeito que também não conseguiu mais quitar a fatura de seu cartão de crédito ou está com o limite máximo do cheque especial e não consegue sair do vermelho, você não precisa continuar desse jeito.
Não tenha vergonha ou medo de ir até o banco e explicar sua situação e dizer que não possui mais condições financeiras para arcar com suas dívidas. Isso é normal, a maioria das pessoas já passou por isso e prefere ficar escondido, só aumentando os juros e ficando com o nome sujo na lista de inadimplentes.
Para evitar isso, converse com seu gerente, pois geralmente o banco irá reduzir os juros, diminuir o valor das parcelas ou aumentar o prazo para pagamento, afinal, para quem já está endividado, a pessoa não se importa de ter o nome sujo ou fugir sem pagar nada, pois não tem mais nada a perder, mas você, que é honesto e quer continuar tendo crédito para comprar, com nome limpo, renegocie suas dívidas.
O banco já estava contando que iria sair no prejuízo completo com a sua inadimplência e não iria receber mais nada, pois é o risco do negócio deles e, como dissemos, já está incluído em todos os custos e diluído entre todos os seus clientes. Mas, negociando, certamente irão reduzir seus juros, pois ainda assim continuarão no lucro e você conseguirá arcar com suas dívidas com auxíliodo seu gerente do banco.