Usar o cartão de forma segura é importante para evitar dores de cabeça. Por mais que o banco ressarça valores indevidos caso tenha sido vítima de golpistas, nunca é demais reforçar a segurança, com atenção e redobrando o cuidado para não ficar muito tempo com o cartão bloqueado, sendo motivo de investigação de fraudes.

Até porque, ocorrendo muitas vezes, o banco pode até suspender seu uso, pois se não tiver como comprovar que você praticou atos de má fé, eles irão alegar que você não sabe usar o produto e aceitou as cláusulas contratuais de que o banco pode cancelar a qualquer momento seu cartão por uso indevido.

Então, você será ressarcido de todos os problemas se confirmarem que houve fraude, mas correrá o risco de perder seu cartão e necessitar procurar outro novamente.

Para que não seja vítima de golpistas, nunca entregue seu cartão à terceiros suspeitos. Compre somente em comércios confiáveis e, ao entregar seu cartão no caixa ou para o responsável pelo pagamento, nunca deixe essa pessoa levar seu cartão.

O pagamento deve ser efetuado na sua frente, nem mesmo permita que a pessoa se vire de costas. Pois neste momento, poderá tentar clonar seu cartão, ou mesmo apenas tirar uma foto dele (frente e verso) para depois fazer compras pela Internet, sem nem precisar de sua senha.

Caso perceba algum comportamento suspeito de um funcionário, comunique imediatamente o gerente do local para que seja averiguado e solicite que passem o cartão enquanto você observa, sem margens para descuidos.

Quanto a sua senha, todos já sabem, mas vale a pena reforçar, nunca a informe para ninguém, nem mesmo para parentescos e familiares. Evite também deixar o cartão em qualquer lugar a mostra, como em cima de uma mesa do restaurante sem necessidade, pois qualquer um que passar poderá copiar seu número ou mesmo pegar sem que você perceba.

Deixe sempre o cartão dentro da carteira, bolsa, ou nos bolsos e retire somente no momento em que precisar pagar.