O pagamento da fatura é simples, ainda mais no débito automático. Porém, muito cuidado. Sempre é importante verificar sua fatura e todas compras realizadas.

É verdade que dificilmente irá ocorrer algum problema como conta duplicada, pois neste caso geralmente é estornado imediatamente, ou compras de valores distintos.

Porém, é mais comum o caso de compras indevidas devido a fraudes no cartão. Criminosos digitais e estelionatários estão sempre atentos à facilidade do uso de cartão de crédito para pagamento e se aproveitam, na maioria das vezes, da displicência das pessoas.

Então, sempre antes de quitar uma fatura, visualize todos os débitos dela. Ao verificar que há algum problema, entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento do Cartão. Geralmente é um número 0800 ou 0300 (para capitais) e é encontrado facilmente atrás de seu cartão.

O mesmo telefone é válido caso tenha perdido seu cartão. Por isso, é importante deixar esse número sempre marcado em seus contatos, ou caso já tenha perdido o cartão e precise localizar o número de contato, pesquise na internet ou vá imediatamente a sua agência bancária para comunicar o ocorrido.

Seu cartão será bloqueado e a instituição financeira responsável irá abrir um procedimento de investigação para analisar o ocorrido. Comprovando a fraude (entre 30 e 60 dias) o valor será ressarcido integralmente.

Não é necessário pagar nenhum seguro adicional de cartão de crédito, pois é responsabilidade da instituição financeira emissora arcar com os riscos do produto.

Comumente, instituições que vendem serviços de seguro para cartão de crédito só tentam diluir seus custos com fraudadores, tentando forçar os clientes a contratar esse seguro desprezível.