Os programas de milhagens dos cartões de crédito são muito procurados na hora da escolha de um cartão. Quem gasta bastante no cartão costuma viajar, este pode ser o fator mais importante até mesmo do que as taxas e tarifas do cartão.

Ao fazer compras usando o cartão de crédito você ganha pontos que podem ser trocados por passagens aéreas. Cada empresa realiza um tipo de cálculo, por exemplo, a cada um dólar gasto o cliente recebe 1 ponto que é convertido para uma milha. Ao juntar dez mil milhas, já é possível até fazer uma viagem internacional, dependendo o período e o destino escolhido.

Quem tem interesse por esse tipo de bonificação, precisa se informar a proporção de valor gasto e milhas de recompensa. Há cartões que oferecem até 2,5 pontos a cada dólar gasto. Este é somente um referencial, pois mesmo que você faça compras em reais, será feita a conversão em dólares para cálculo de seus pontos.

Todos os cartões são obrigados a informar a metodologia do cálculo que realizam para definir as milhas. Do mesmo jeito que, ainda não tendo interesse por viagens, pode obter descontos na fatura. O cálculo é feito de forma muito semelhante, conforme os exemplos a seguir:

  • a cada dólar gasto você ganha um ponto e cada ponto é equivalente a um determinado valor de desconto, geralmente são frações de centavo, por exemplo: 0,008
  • mas agora acumular 10 mil pontos, você atingirá, dentro dessa fração do exemplo, um desconto de 80 reais.
  • é claro que neste caso, é muito mais vantajoso trocar seus 10 mil pontos por milhas aéreas, pois a passagem custa mais do que o valor do desconto na fatura.
  • isso ocorre pois os bancos tem parcerias com as empresas aéreas, para estimular os clientes a utilizarem mais vezes a companhia.
  • por outro lado, essa é uma opção atrativa caso não tenha interesse em viagens ou se seus pontos estão próximos a expirar e, para não perdê-los, poderá solicitar o abatimento de parte dos pontos em desconto na fatura.
  • nesta opção, serão deduzidos os pontos mais antigos, que estão mais próximos de vencer.
  • antes de escolher um cartão, além de pesquisar as recompensas que oferecem, também é importante verificar o prazo de vencimento de suas milhas.
  • alguns não expiram, outros a cada ano podem expirar e, daí, dificilmente o cliente conseguirá juntar uma quantia suficiente de milhas para viajar.

Feito essas considerações, poderá se decidir com mais facilidade qual cartão está mais adequado ao seu perfil de consumidor, pois mesmo que tenha algum custo de anuidade, com o programa de recompensas vantajoso, pode ser melhor do que escolher um cartão sem anuidade que não possui um programa de recompensas ou que só oferece pontos por troca de compras em lanchonetes e restaurantes.