É comum que a maioria das pessoas deixe a Declaração do Imposto de Renda (IR) para os últimos dias. Apesar das tentativas de fazer com que sejam feitas o quanto antes para não sobrecarregar o sistema, como incentivos para receber antes quem possui o direito ou multa para quem atrasar a declaração, ainda assim é inevitável o excesso de Declarações de IR envidas próximas do último dia.

Geralmente o prazo inicia-se nos primeiros dias úteis de março e vai até a última sexta-feira do mês de abril.

Para fazer a declaração, basta acessar o site da Receita Federal e baixar o programa para fazer a declaração. É possível escolher a opção para computador e seu respectivo sistema operacional, ou poderá ainda fazer a declaração pelo celular ou tablet. Agora, para transmitir a declaração não é mais necessário baixar um programa adicional.

Então, um único programa já é possível fazer e transmitir a declaração. Se você recebeu rendimentos acima do limite informado pela Receita Federal (Leão) ou enquadra-se em uma das hipóteses elencadas para fazer a declaração, basta preencher os campos com seus dados, bens e rendimentos e entregá-la dentro do prazo.

A maioria das pessoas ainda recebe um valor, pois é o que pagou a mais de impostos e então é feito esse reajuste todo ano.

Para mais informações, acesse diretamente o site oficial da Receita Federal do Brasil:
receita.fazenda.gov.br