É possível ficar rico com o rendimento da poupança?
Nos dias de hoje muitas vezes encontramos certos mitos urbanos que nos deixam com a pulga atrás da orelha, um deles é o de enriquecer com o rendimento da poupança. Seria isso algo possível? Será que estamos perdendo uma oportunidade de ouro em que sem grande esforço e com certa paciência poderíamos arrecadar uma fortuna provinda do banco? Isso é o que veremos aqui.
Antes de começar nossos cálculos iremos falar um pouco de como o rendimento da poupança funciona. Uma vez por mês o banco verifica o valor que cada poupança possui em um dia especifico, para que assim uma taxa seja calculada, mas diferentemente do que estamos acostumados essa taxa será usada para adicionar dinheiro em nossa poupança, um simples exemplo seria se no dia calculado uma certa poupança possuir X Reais, depois de calculado as taxas e realizado todos os processos essa poupança ficaria com X Reais mais o valor da taxa calculada.
Com isso o que podemos observar é que o rendimento da poupança apesar de seguro, possui taxas que servem apenas para tentar combater a inflação da moeda, ou seja, o valor rendido no final seria ilusório. Uma vez que você se sinta milionário, em um período grande como 27 anos ou 55 anos, a taxa de inflação pode se tornar muito alta, fazendo com que os produtos sejam mais caros e que não torna proveitoso o investimento na conta poupança.
Se você precisa guardar dinheiro para uma emergência futura, a poupança é uma boa escolha mas para enriquecer através dela, seria mais indicado outro tipo de investimento. Portanto, não tenha esperanças de se tornar milionário através do rendimento da poupança e procure sempre por oportunidades de aumentar as suas finanças de maneira segura, sejam elas como investimento ou até mesmo economizando e guardando seu dinheiro na poupança.