Como fazer financiamento na Caixa Econômica Federal
Recebemos muitas perguntas de usuários sobre financiamentos na Caixa e abaixo postamos as mais comuns e suas respostas diretas.
Estou endividado e precisando de dinheiro. Quero ter minha casa própria e comprar um veículo. Como eu consigo fazer financiamento na Caixa, mesmo nessas condições, é possível financiamento para negativado?
Dentro dessas condições o financiamento é bem mais difícil, pois você já possui outras dívidas o que aumenta o risco para a Caixa Econômica Federal disponibilizar o dinheiro. Mesmo assim é possível conseguir pelo menos uma parte do valor desejado para financiar, mas você precisará ter a outra parte para completar o valor do bem que pretende adquirir.
Talvez consiga fazer um empréstimo em outro banco para comprar o automóvel. Já para a casa própria, como o valor é bem mais alto, fica mais difícil conseguir. No caso do carro, muitas vezes você consegue condições favoráveis de parcelamento diretamente com a concessionária, estacionamento ou proprietário que esteja efetuando a venda.
Se estou com o nome sujo eu consigo fazer um financiamento na Caixa? Como limpar o nome para conseguir o financiamento da Caixa Econômica Federal?
Para fazer o financiamento na Caixa Econômica Federal você não pode estar inadimplente. Pode possuir outras dívidas, como empréstimos e financiamentos em outros bancos, desde que esteja pagando tudo em dia, inclusive contas da casa como água, energia e telefone, bem como parcelas de lojas e mercados, caso possua.
Ainda assim, com tantos débitos já será mais complicado fazer o financiamento na Caixa Econômica Federal, pois dificilmente irão liberar o valor total. Mas você pode fazer simulações e ver o máximo que conseguem liberar.
Já se estiver com o nome sujo, no SPC ou Serasa, o ideal é que primeiro tente regularizar essa sua situação, quitando suas dívidas anteriores.
Você poderá tentar fazer um empréstimo com o nome sujo para regularizar sua situação, bem como uma renegociação de dívidas para diminuir os juros das contas atrasadas.
Após isso, estando completamente regularizado e com seu nome limpo, se ainda não for correntista da Caixa Econômica Federal, abra sua conta corrente no banco da Caixa e faça sua solicitação de financiamento.
A Caixa libera financiamento para desempregados? Pois estou desempregado e mesmo fazendo bicos, não tenho como comprovar renda, mas queria fazer um financiamento de um carro zero. É possível conseguir esse crédito na Caixa?
O Banco da Caixa é um dos maiores do Brasil e sem dúvidas possui muito crédito para ofertar para todo público e todos os perfis. Entretanto, o banco não pode assumir riscos maiores do que a média aceitável de segurança, determinada pelo Banco Central.
Assim, para evitar que um banco entre em falência ou fique em débito com seus investidores, há um limite de segurança que podem oferecer crédito e uma série de análises que realizam no perfil de cada cliente tomador de empréstimo.
Se você não conseguir comprovar renda, não conseguirá a liberação do financiamento da Caixa Econômica Federal. Mesmo que tenha trabalhos informais e renda extra, se não for possível comprovar com notas fiscais ou declaração de imposto de renda, seu financiamento não será aprovado.
Para conseguir um financiamento, tente formalizar seu trabalho, por exemplo, abrindo um CNPJ de microempreendedor individual, com custos baixos e poucos impostos, para poder emitir nota fiscal, fazer declaração de imposto de renda e conseguir comprovar seus rendimentos.
Dessa forma, terá bem mais possibilidades de conseguir seu financiamento na Caixa.
A Caixa Econômica Federal cobra juros altos para fazer financiamento? Será que é melhor tentar um empréstimo antes de tentar um financiamento?
Assim como todos os bancos ou instituições financeiras, sempre que a Caixa Econômica Federal oferecer algum tipo de crédito ao cliente, seja empréstimo, financiamento, consignado, cheque especial, parcelamento da fatura do cartão de crédito no rotativo ou saque usando o cartão de crédito, haverá taxas de juros.
Algumas modalidades de fornecimento de crédito como o cheque especial e rotativo do cartão de crédito apresentam taxas de juros bem altas. Outras, porém, os juros são bem mais baixos, como o empréstimo consignado, descontado diretamente na folha de pagamentos, já que o risco de inadimplência será bem menor.
O que é importante fazer antes de assinar o contrato do seu financiamento é fazer uma simulação em vários bancos e instituições financeiras, tanto para financiamento quanto para empréstimo.
Se conseguir alguma taxa de juros mais atrativa que o banco da Caixa, poderá tentar negociar com eles ou, se não cobrirem a proposta, poderá fazer o financiamento diretamente em outro banco.
Caso o outro banco não aprove, mesmo que irá pagar taxas de juros maior na Caixa Econômica Federal, como conseguiu a aprovação somente na Caixa e em mais nenhum banco, precisará aceitar, a menos que queira abrir mão do seu financiamento.