Para você que está endividado e sem condições financeiras para pagar suas contas e está até mesmo com dificuldades para manter o sustento de sua família ou seu próprio sustento, temos algumas sugestões para você mudar de vida e sair do vermelho.

Primeiro você precisará ter muita calma, paciência, força de vontade, dedicação e empenho para conseguir sair dessa difícil situação.

Entenda que não é culpa sua. O Brasil está atravessando uma grave crise financeira, econômica, monetária e política, causada principalmente pela corrupção dos líderes deste país.

Muitos brasileiros estão enfrentando as mais graves consequências dessas crises que se intensificam a cada dia, com novas descobertas das investigações, o que provoca uma desvalorização do real, aumento da inflação, encarecimento de produtos e serviços básicos para a sociedade, aumento de impostos e empresas falindo e demitindo funcionários.

Com todo esse entrave da economia brasileira, que ainda irá demorar para se recuperar, precisamos de medidas drásticas e emergenciais.

Economizar

Cortar o máximo possível de despesas e custos que temos é o primeiro passo a ser feito. Muitos já dizem que não tem mais o que economizar, mas sabemos que se apertarmos algumas coisas e cortarmos mais algumas despesas, é possível economizar um pouco mais.

Os mais simples hábitos de consumo já podem gerar economia, como reduzir o tempo no banho, apagar luzes e desligar eletrônicos para economizar energia, água e o próprio gasto de uso dos produtos que irão durar mais tempo e exigir menos manutenção ou troca.

Outras opções de economia também envolvem corte de serviços que não são essenciais, como cancelamento do serviço de canais de TV por assinatura, optando por ficar somente com os canais abertos.

Usar o telefone somente o necessário, podendo cancelar a linha do telefone fixo e diminuir planos de telefone celular ou manter somente o número móvel com opção de crédito.

Pacotes de Internet, tanto para computador como para celular também podem ser reduzidos ou mesmo cancelados se não for algo extremamente essencial para seu dia-a-dia, podendo usar a Internet em locais públicos de acesso livre.

Reduzir compras de produtos supérfluos como roupas, eletrônicos, móveis, utensílios domésticos, entre outros produtos com preços altos, pode ser uma ótima alternativa.

Cancelar o cartão de crédito com anuidade e contas de bancos com pacotes de anuidades, optando pelas contas e cartões digitais, com pacotes de serviços essenciais gratuitos, sem custo para fazer transações, podendo utilizar livremente sua conta sem qualquer taxa, tarifa, mensalidade ou anuidade.

Se possuir veículo, mas tiver meios de transporte alternativos para utilizar, poderá pensar em vender seu automóvel, assim, estará economizando combustível, impostos como o IPVA, pedágios, risco de levar multas, custo de manutenção do veículo e seguro do carro ou moto.

Já se depender do seu automóvel exclusivamente para o trabalho, obviamente você não irá vender, mas poderá pensar em meios de economizar no trajeto ou alternar para utilizar somente alguns dias e em outros utilizar o serviço público, se for uma alternativa viável.

Gerar renda

Vender o que temos em bom estado e não usamos pode ser a primeira tarefa a ser feita e árdua, pois não é fácil nos desfazermos de bens que já compramos e muitas vezes iríamos utilizar, mas precisamos abrir mão deles para ter algum dinheiro a mais.

Fazer umas horas extras no trabalho ou mesmo procurar outros tipos de trabalhos que você pode realizar nas horas vagas é uma ótima fonte de renda adicional.

Poderá se especializar a cada dia, aprender novas tarefas e atividades e ir crescendo em novas áreas, podendo ampliar cada vez mais sua renda extra.

Pagamento de contas

Pague todas as suas contas em dia para evitar o pagamento de juros. Se não for possível, faça um empréstimo para quitar todas as contas atrasadas e eliminar todas as suas dívidas.

Conseguir um empréstimo pessoal para pagar dívidas pode ser uma ótima alternativa já que ficará apenas com uma única dívida, com juros menores e poderá quitar todas as outras como faturas do cartão de crédito, limites utilizados do cheque especial, parcelas atrasadas de compras anteriores.

Após conseguir equilibrar suas finanças, tente evitar ao máximo usar o limite do cheque especial ou usar o cartão de crédito além do que conseguirá pagar. Se não souber como se controlar e não pode se organizar, cancele o cheque especial e o cartão de crédito.

Dê preferência somente ao cartão de débito, pois irá descontar somente o valor que você já possui na conta corrente, sem limite de cheque especial, assim, se não tiver dinheiro, não haverá como ficar no vermelho e o cartão será recusado no mesmo instante.

Investimentos

Invista em você, no seu perfil profissional, faça cursos, compre material para conhecimento, tente ficar cada vez melhor no que você faz.

Um profissional de qualidade pode conseguir ótimas oportunidades de crescimento dentro da empresa em que já trabalha, ou conseguir um emprego melhor.

Se estiver desempregado, então, essa será sem dúvida a melhor maneira de investir seu dinheiro.

Quando conseguir um novo emprego e começar a estabilizar sua vida financeira, evite voltar ao consumo elevado e imediato.

Tente manter suas despesas baixas para poder até guardar dinheiro. Crie uma reserva de segurança e que pode até lhe render juros e melhores que a poupança.

Por exemplo, aplicando num CDB (Certificado de Depósito Bancário) ou um Fundo de Investimentos, ambos com liquidez diária, terá a mesma segurança e facilidade da poupança, podendo sacar o dinheiro quando quiser, mas com a vantagem de ter um rendimento melhor.

Mantenha seu padrão de vida estável

Seguindo essas dicas, terá ótimas opções para conseguir dinheiro urgente, economizando e gerando renda, ou seja, gastando menos e recebendo mais, criando suas próprias oportunidades de emprego, sejam elas como um trabalho extra ou investindo em seu perfil profissional para conseguir um novo trabalho.

Mantendo seu perfil e sua qualidade de vida de forma estável, humilde, sem extravagâncias, excessos e exageros, conseguirá ainda poupar e guardar um bom dinheiro para investir ao longo da vida, para poder usar essa reserva para conquistar sonhos maiores ou em qualquer emergência, como um período de crise.

Lembre-se de manter seu nome limpo, quitar todas as contas atrasadas e evite fazer empréstimos desnecessários, assim, quando você realmente precisar de crédito, você terá mais chances de conseguir, já que terá o nome limpo, não estará negativo, terá uma boa carreira profissional para comprovar renda e, consequentemente, um perfil muito melhor para obter empréstimo, em caso de uma emergência inevitável ou necessidade urgente.