Você está aqui:Início-Posts-Bancos, Conta em Banco, Destaques, Educação Financeira, Empréstimos Pessoais, Finanças, Finanças Pessoais, Financiamentos, Instituições Financeiras, Investimentos, Serviços Financeiros-Empréstimo, Financiamento ou Consórcio? Qual escolher para receber mais dinheiro e pagar menos juros?

Empréstimo, Financiamento ou Consórcio? Qual escolher para receber mais dinheiro e pagar menos juros?

Precisa de dinheiro para pagar contas, sair das dívidas, comprar carro, casa ou investir no negócio próprio, mas não sabe qual tipo de empréstimo escolher ou se é melhor optar por um consórcio ou financiamento? Entenda as diferenças dos melhores tipos de empréstimos, financiamentos e consórcios para pagar menos juros.

Inicialmente vamos às diferenças entre empréstimo, financiamento e consórcio. Na verdade, são duas modalidades de serviços financeiros oferecidos pelos bancos com o objetivo de lhe fornecer dinheiro para uso pessoal ou compra de algum bem.

No caso do empréstimo, você receberá o dinheiro em sua conta corrente ou em cheque, ou mesmo em espécie (moeda) e poderá utilizar para fazer o que quiser, independente do motivo que você informou ao banco.

Pois após liberarem o dinheiro para você, aquela quantia é sua e poderá ser utilizada para quitar dívidas atrasadas, pagar contas que estão para vencer, dar de entrada em um automóvel ou imóvel, investir em um negócio próprio ou em educação e conhecimento, fazendo cursos e comprando materiais didáticos como livros e vídeo aulas.

É possível também usar o dinheiro do empréstimo para comprar produtos como eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, sapatos, fazer viagem, pagar fatura do cartão de crédito, cobrir cheque especial ou até mesmo repassar o dinheiro emprestando para um familiar, por exemplo.

Já em relação ao financiamento você não receberá diretamente o dinheiro, pois será um empréstimo de forma indireta, em que na verdade o banco irá “comprar” o bem que você deseja, como casa ou carro, pagando o proprietário à vista.

Posteriormente, você irá pagando ao banco em parcelas, igual um empréstimo, mas já podendo utilizar o bem adquirido. É como se o dinheiro emprestado do banco já fosse repassado direto para compra do bem, somente para essa finalidade.

Esse bem ficará alienado em propriedade do banco até que o financiamento seja quitado completamente, ocasião em que o bem é transferido para seu nome.

Quanto ao consórcio, semelhante ao financiamento, é destinado mais para compra de veículos (consórcio automotivo) ou imóveis (consórcio imobiliário), porém, apesar dos juros mais baixos ou, sem juros, somente custos e taxas administrativas do consórcio, você só irá receber e utilizar o bem após quitar todo consórcio.

Todos os consórcios fazem sorteios em que contemplam pagantes com prêmio, em que pode ser a quitação de uma ou algumas parcelas ou mesmo o prêmio total do bem, ou seja, ao ser sorteado, mesmo que ainda não tenha terminado de quitar o consórcio, já receberá o bem.

É claro que dificilmente você será sorteado, então, a grande desvantagem do financiamento é só poder utilizar o bem após quitar completamente todas as parcelas.

Provavelmente quando você receber seu bem, se for um veículo já estará desvalorizado do preço de mercado e se for um imóvel, pode já ter sofrido a depreciação com o desgaste natural, mesmo que sem uso.

Diante dessas alternativas, você precisará ver o que mais se adequa a sua realidade. A forma mais comum e usual desses tipos de crédito é fazer um empréstimo para valores menores e financiamento para valores mais altos.

Não recomendamos o consórcio exatamente pela necessidade que a maioria das pessoas já tem de querer comprar um bem para já poder utilizar e para não perder com a inflação e depreciação do produto ao longo dos anos, sem nem sequer ter utilizado.

Então, se está pensando em comprar um bem de maior valor como carro, terreno, casa ou apartamento, recomendamos que seja feito um financiamento.

Lembrando que se você fizer um financiamento de um apartamento na planta, você receberá o imóvel quando as obras forem concluídas, mesmo que ainda não tenha terminado o financiamento ou mesmo que esteja no início.

Neste caso é importante observar a construtora, o prazo de entrega e se não há reclamações dela na Internet, pois essa é uma queixa comum de atraso na entrega da obra.

Há pessoas que até mesmo terminaram seus financiamentos, porém não receberam o imóvel por conta desse atraso na obra, é quando o caso vai parar na justiça, por incompetência da construtora.

Já se precisa de dinheiro para organizar sua vida financeira, quitar contas atrasadas, fatura do cartão, pagar o limite do cheque especial e sair das dívidas, ou quer fazer compras de valores menores, usar o dinheiro para viagem, festa de formatura, casamento, ou mesmo pretende investir em um negócio próprio, então, o empréstimo é a modalidade mais recomendada.

Se for um funcionário público brasileiro, militar das forças armadas do Brasil, aposentado ou pensionista do INSS, poderá optar pelo empréstimo consignado, descontado diretamente na folha de pagamento, pois a taxa de juros é menor.

Porém, como há um limite da margem consignável, de apenas cerca de 30% (trinta por cento) do seu salário bruto mensal, ou mesmo se não tiver o perfil de público para fazer o empréstimo consignado, poderá tentar fazer o empréstimo pessoal.

Outra opção de empréstimo é o crédito com garantia de imóvel ou veículo. Se você já tiver um desses bens em seu nome e precisa de dinheiro para comprar outro bem de valor próximo ou de bastante dinheiro para objetivos pessoais, conseguirá um empréstimo com garantia, podendo obter até 70% (setenta por cento) do valor do bem que já possui em seu nome.

Os maiores bancos para se conseguir empréstimo, financiamento ou consórcio são: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander.

Outros bancos menos populares, mas que também disponibilizam empréstimos, financiamentos e consórcios são: Banco Original, Intermedium, Banco Pan, Paraná Banco, Banco Daycoval, Banrisul, Mercantil do Brasil, Banestes e BTG Pactual.

Lembrando que a aprovação de crédito está sempre sujeita a análise de perfil e o banco pode sempre se recusar a oferecer empréstimo ou aceitar livremente a proposta, independente de cada cliente, fazendo sempre uma verificação individual.

Alguns bancos podem também não oferecer determinado tipo de serviço financeiro, que deverá ser confirmado diretamente na própria instituição, bem como todas as taxas de empréstimos praticadas.

Conteúdo publicado com exclusividade e originalidade pela equipe Editorial do site Cartão de Crédito Online, elaborado com imparcialidade e relevância na qualidade informativa dedicada aos participantes usuários do portal. Fica expressamente proibida a cópia total ou parcial sem autorização e respectiva citação dos créditos da fonte original. Se possui sugestões e críticas para agregar detalhes ao artigo, solicitar atualizações, correções ou fazer perguntas, escreva um comentário na parte final da página da respectiva publicação. Todas as postagens serão apreciadas pela nossa equipe e, se necessário, respondidas ou feita a devida atualização no texto original.

Deixe um comentário

29 Comentários em "Empréstimo, Financiamento ou Consórcio? Qual escolher para receber mais dinheiro e pagar menos juros?"

Notificar
avatar
Exibir primeiro os comentários:   mais novos | mais antigos | mais votados
Julio Esteves Esteves
Visitante

Como.fuciona

Julio Esteves Esteves
Visitante

obrigado

Rita Zolet
Visitante

Como Fasso para conseguir ?

maria eva oliveira da silva
Visitante

ESTOU PRECISANDO DE UM EMPRESTIMO URGENTE,

Publicações Cartão de Crédito Online
Admin
Publicações Cartão de Crédito Online

Apenas temos informações sobre empréstimos e cartões de crédito para ajudar a conseguir o seu, não oferecemos nenhum produto ou serviço.

maria eva oliveira da silva
Visitante

ESTOU PRECISANDO DE UM EMPRESTIMO

Publicações Cartão de Crédito Online
Admin
Publicações Cartão de Crédito Online

Apenas temos informações sobre empréstimos e cartões de crédito para ajudar a conseguir o seu, não oferecemos nenhum produto ou serviço.

elizangela silva brito
Visitante

O site é bom, ilustrado e informativo mas não oferece nada pra gente que esta negativado , todos os anúcios de emprestimos para negativados pedem dinheiro antecipado . as financeiras que não pedem faz consulta. Então no meu caso não ajudou .

maria eva oliveira da silva
Visitante

Ola bom dia ,entao eu ainda estou precisando do emprestimo,para investir na minha loja,bom seria se fosse logo,porque estou muito mesmo precisando…

Publicações Cartão de Crédito Online
Admin
Publicações Cartão de Crédito Online

Apenas temos informações sobre empréstimos e cartões de crédito para ajudar a conseguir o seu, não oferecemos nenhum produto ou serviço.

Elisagela Gorgel
Visitante

Eu quero me chame no zap or mail

Roberta Alves
Visitante

Eu quero um empréstimo

Roberta Alves
Visitante

De creditin em creditin eu vou bem longin

Pricila Patricia
Visitante

Pricila patricia é o meu nome e vamos todos nos unir para conseguir. Obrigado caetao de credito online, pois vcs são muuuuito bons!

Everton Freitas
Visitante

eh nois rapais

Pollyanna Ferreira
Visitante

Eu quero um emprestimo

Daniela Ribeiro
Visitante

Eu quero um empréstimo

Daniela Ribeiro
Visitante

Não tenho.whats

Danielle Lessa
Visitante

Eu quero muito e vcs sempre publicam publicamente os melhores textos escritos

Dayane Rosalen
Visitante

Quero fazer um empréstimo

Elaine
Visitante

tenho restrições posso fazer emprestimo aqui

Simone Regina da Silva
Visitante

Bom dia, gostaria de saber o que preciso para fazer um empréstimo online, para negativado.

Carmo Lazaro Barbosa
Visitante

Como chegar a este emprestimo

Cristina Maria Lopes da silva Magalhães
Visitante
Cristina Maria Lopes da silva Magalhães

Vivo em Portugal fazem credito urgente aguardo resposta

Elio Serafim do Carmo
Visitante

como consigo meu imprestimo

TERESINHA BEZERRA
Visitante

eu preciso de um emprestimo p pagar dividas, pq meu salario diminuiu muito. sou pensionista d cx ec federal, nunca fiquei devendo mas agora to m preocupada?

angela maria linares ramos
Visitante

não consigo nem o cartão e nem o empréstimo

dulcin eia neves martins
Visitante

presiso de um emprestimo como fazer sou aposentada como funciona

Publicações Cartão de Crédito Online
Admin
Publicações Cartão de Crédito Online

Olá, apenas postamos informações sobre o mundo financeiro, não oferecemos nenhum serviço ou produto.

wpDiscuz
Avada WordPress Theme

QUER RECEBER UMA NOVIDADE ESPECIAL?

Preencha seu nome e e-mail abaixo

Ao enviar seus dados você concorda com nossa política de privacidade e termos de uso

ATENÇÃO! ANTES DE SAIR...

Preencha seu nome e e-mail abaixo para receber uma última dica incrível

Ao enviar seus dados você concorda com nossa política de privacidade e termos de uso