Como economizar dinheiro para pagar dívidas
A pergunta já começa errado quando estamos pensando em obter mais dinheiro para cobrir dívidas. Pois, exceto casos emergenciais, como despesas médias ou perda de emprego, isso significa que já gastamos mais do que devíamos porque não nos planejamos bem.
O ideal, ao menos num primeiro momento, é que ao invés de buscarmos formas para ganhar mais dinheiro, que passemos a buscar alternativas para reduzir as despesas.
Claro que sempre é bom ter mais dinheiro, mas sabemos que isso é difícil conseguir rapidamente, leva tempo e, na maioria das vezes, é um esforço longo e contínuo que mantemos ao longo de toda vida, mas buscando a nossa própria melhoria e não somente por ganância para um consumo supérfluo.
Já para economizarmos, apesar de também exigir um esforço muito grande, pois cortes drásticos terão de ser feitos em nossa rotina, podemos fazer isso a partir de agora e os resultados serão imediatos.
Nem sempre só alternativas difíceis são válidas. Há alguns cortes de despesas que são mais simples e, mesmo parecendo pouco, no fim do mês pode representar uma grande economia de dinheiro.
Então, vamos lá. Comece olhando para si e ao seu redor. Observe sua rotina com um olhar crítico. Pense na sustentabilidade do planeta, nos recursos naturais que são consumidos por cada produto que você compra e que muitas vezes não necessitaria.
Ou mesmo os gastos e consumos de serviços que você tem diariamente que são excessos e, se não pode tirá-los por completo de sua vida, que tal pensar em reduzi-los?
Com esse simples exercício de pararmos por alguns instantes só para pensar um pouco na natureza antes de fazermos qualquer ação por impulso de um consumismo forçado pelo capitalismo, além de ajudarmos a preservar mais o planeta, também estaremos economizando dinheiro, muito dinheiro.
Se vai em lojas e compra produtos que você já tem, mas porque quer variar ou ficar mais na moda e está gastando além do que devia e aumentando dívidas, pare de fazer isso.
Esse é o primeiro corte a ser feito, e por mais difícil que pode parecer, está enganado, pois é uma das mais simples atitudes.
Não comprar dezenas de roupas, calçados, parafernálias tecnológicas, veículos de luxo ou cada vez mais novos, ainda que o seu atual esteja em bom estado, do mesmo jeito que já possui roupas em bom estado e aparelhos tecnológicos suficientes e que usa realmente como uma necessidade no seu dia, o restante é tudo poupado.
Não precisando comprar, não compre! E você sabe, ainda que bem no fundo do seu pensamento consciente, que não precisa mesmo comprar a maioria dos produtos está comprando como algo normal todo mês.
Se está preocupado com o que as pessoas ao seu redor irão pensar, é pior ainda. Elas precisam gostar de você pelo que é, não pelo que possui.
Toda vez que pensa em comprar roupas novas ou produtos novos só para impressionar alguém, esse é o pior tipo de pensamento e que te levará cada vez mais para o buraco.
Você estará vivendo cada vez mais endividado e consequentemente cada vez pior, só pensando em pagar contas, tudo para impressionar, muitas vezes quem você nem conhece, somente para manter um status desprezível na sociedade moderna.
Viva feliz gastando menos, consumindo menos e poupando mais. Além de conseguir ter mais dinheiro dessa forma, estará contribuindo para um planeta mais sustentável ecologicamente e, ainda que sem perceber, estará dando um ótimo exemplo para toda sociedade.
Esse é o melhor jeito de conseguir fazer sobrar mais dinheiro para quitar todas as dívidas que já possui e poder começar guardando também mais dinheiro para investir em você mesmo e nas pessoas que ama.
Poderá investir em cursos para você e seus filhos, poderá utilizar um pouco mais para o lazer e menos para o consumo excessivo e supérfluo, viverá mais tranquilamente e com a mente em paz e aprendendo coisas novas, poderá conseguir remunerações melhores, crescendo dentro de uma empresa ou fazendo novos trabalhos.
É o melhor caminho para você subir na vida, tanto profissionalmente como pessoalmente, com um conhecimento cada vez mais apurado e mais consciência de seus atos.