Como um estudante universitário pode te ensinar a economizar?

Como um estudante universitário, você deixa de morar com os seus pais e passa a controlar suas finanças e criar certa responsabilidade durante a vida universitária. Por mais que o dinheiro ainda provenha dos seus pais, é você que tem que administrar o dinheiro de maneira consciente.

O que você aprende?

Morando sozinho ou em uma republica você aprende a “se virar” e isso pode ajudar você a administrar melhor a situação financeira da sua casa, com o dinheiro “contado” para o mês inteiro.

Como um universitário, existe uma rotina corrida entre aulas, provas e diversão e para que tudo caiba no seu orçamento é preciso controlar seus gastos e ter a responsabilidade de pagar as contas de casa e ao mesmo tempo dividir o seu tempo para que tudo dê certo.

No final da experiência, surge um aprendizado enorme tanto na questão administrativa quanto nas habilidades domésticas e ainda aprende a cozinhar!

Mas como eu economizo?

O primeiro passo para um melhor controle é construir uma planilha com os gastos fixos e os gastos extras. Isso te ajuda a controlar melhor as finanças e ver onde podemos economizar para sobrar um dinheiro no final do mês.

Evite ao máximo gastar com produtos que não são necessários no dia-a-dia, objetos superficiais podem parecer te fazer feliz mas depois de um tempo você acaba os deixando de lado e percebe que poderia ter feito um gasto melhor. Tente se controlar para não comprar muitas roupas se as suas estiverem em boas condições.

Controle suas compras no mercado, compre apenas o necessário e se possível da marca mais barata que encontrar. Faça uma lista de compras e siga ela para que não acabe gastando em guloseimas e refrigerantes.

Lembre-se sempre que é importante garantir o pagamento do aluguel, já que alguém pode ser prejudicado ou você pode ser despejado da casa. As contas como água, luz e internet também são importantes para manter tais serviços indispensáveis.

Se der para economizar até na passagem de ônibus e gasolina, utilize uma bicicleta ou vá andando ao trabalho e/ou faculdade, você pode também pegar carona com algum amigo que tem o mesmo destino que você. São alternativas mais sustentáveis e saudáveis para os hábitos do dia-a-dia, além da economia te garante uma rotina mais saudável.

Evite comprar comidas prontas que encarecem o orçamento do mês, as tentações como pizzas, lanches e outros precisam ser cortados pelo menos de segunda a sexta. Além de aumentarem os gastos, você pode trocar por uma alimentação saudável e beneficiar sua vida.

Por último, apesar de ser um gasto extra, aproveite pelo menos um dia da semana para se divertir, ir ao cinema, ir a alguma festa, caminhar em parques ou sair para jantar em algum restaurante com amigos.