Observando que muitos de vocês gostariam de ter um cartão de crédito, no entanto, não conseguem por não ter como comprovar renda, ou por estar negativado ou com restrição no nome, decidimos escrever um artigo sobre algumas alternativas ao cartão de crédito comum.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago é um cartão em que o pagamento é feito antecipadamente, ou seja, você coloca “créditos” em um cartão e depois pode usá-lo onde quiser. É aceito pelos estabelecimentos que aceitam cartão (só depende da bandeira que escolher). Pode ser tanto VISA como Mastercard, ou até mesmo outras empresas.  Qualquer pessoa pode adquirir e não é necessário ter conta em banco.

Para adquirir este cartão não é necessário comprovar renda e não é realizada pesquisa no SCPC ou SERASA, pois, ao pagar previamente não há risco de calote para a empresa geradora do cartão pré-pago. Outro benefício deste cartão é a rapidez com que pode ser adquirido, em algumas instituições é feito na hora, além disso, é possível encontrar cartão pré-pago sem mensalidades/anuidades.

Este tipo de cartão é muito usado em viagens, pois, o cartão pode ser usado para realizar compras diretamente ou sacar em caixas eletrônicos na moeda local (em geral é cobrado uma taxa por saque) e deste modo, não serão cobradas as taxas de cartão de crédito para uso no exterior, o controle da cotação é muito mais fácil e não há necessidade de carregar grandes valores em dinheiro.

Outro uso comum do cartão pré-pago é como mesada para os filhos, pois, com a violência atual é muito perigoso dar moeda em espécie para crianças e adolescentes sendo o cartão uma boa opção. 

Empregadores podem dar o cartão pré-pago a seus funcionários (enfermeira, cuidadoras, babás, doméstica e etc) para realizar serviços fora ou comprar coisas, até porque, mesmo distante é possível colocar mais dinheiro no cartão – tem um funcionamento bem parecido com o celular pré-pago – basta “depositar” no cartão.

Cartão de débito

O cartão de débito é o cartão da sua conta no banco, neste caso você precisa de conta corrente ou conta poupança. Para este tipo de cartão não há anuidade.

O funcionamento é muito simples você usa seu cartão para realizar compras diretamente nos estabelecimentos comerciais, pode sacar nos caixas eletrônicos e movimentar sua conta bancária. 

Nesta modalidade de cartão o dinheiro sai da sua conta no momento em que realizada a compra ou movimentação com o cartão, desta forma é necessário ter saldo suficiente ou limite em conta. Mas cuidado, pois, o cheque especial tem juros altos, portanto ao usar seu cartão de débito sempre verifique seu saldo para não ficar devendo para o banco.

A grande vantagem do cartão de débito é o controle de gastos, pois só poderá ser utilizado o valor já em conta, além do limite do cheque especial, o que evita surpresas na fatura seguinte como pode acontecer com o cartão de crédito.

Cartão de crédito consignado

É um cartão de crédito, no entanto, somente é concedido aos mesmos beneficiários do empréstimo consignado/ crédito consignado, ou seja, servidores públicos, funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS além de militares.

Além de ter beneficiários exclusivos, o cartão de crédito consignado também terá sua fatura gerada e retirada diretamente da sua fonte pagadora, ou seja, antes mesmo de receber seu pagamento o cartão de crédito será pago, desta forma, não precisa se preocupar com o pagamento da fatura.

Pelo baixo risco para empresa do cartão as taxas de juros são as menores dentre os cartões de crédito e não tem problema em ser negativado ou ter restrições no nome.  O limite do crédito será de acordo com a margem consignável, ou seja, dependerá do valor que você recebe.

Empresas como Bradesco, Intermedium, BMG entre outras oferecerem o cartão de crédito consignado.

Este cartão é uma boa opção se você se encaixar no perfil requerido, claro, que sempre controlando bem seus gastos mensais para não ter surpresas indesejadas. Todos os cartões de crédito, apesar dos benefícios, devem ser usados com cautela pois iludem o consumidor com créditos e facilidades, no entanto, muitas pessoas acabam por esquecer que todas as compras irão se tornar uma dívida única no vencimento do cartão.