Está olhando para o prazo de vencimento de um boleto, porém seu saldo já está no final ou precisará usar o dinheiro para outras coisas e, somando, não conseguirá ter o dinheiro a tempo para pagar essa despesa?

Essa situação é extremamente desesperadora, pois pode ser o início de uma dívida de difícil quitação se forem tomadas as atitudes erradas, de forma impensada ou impulsivamente.

Se você precisa de dinheiro para pagar alguma despesa nova ou emergencial que surgiu recentemente e você não havia se planejado para isso, pois já esgotou todo seu salário e não tem nenhuma reserva, então é preciso pensar bem.

De qualquer forma você irá perder um pouco, pois terá de pagar juros sempre que não conseguir quitar uma conta na data de vencimento, a menos que consiga uma negociação direto com a empresa.

Caso seja um atraso de poucos dias, tente ligar para a empresa, explicar sua situação, e ver se eles alteram a data de vencimento sem juros ou colocando um juros menor.

A negociação de forma clara e honesta, falando suas necessidades e explicando que irá conseguir pagar, mas por algum motivo não dentro do prazo de pagamento, pode ser a melhor alternativa para entenderem sua situação.

É normal atraso de contas. Se infelizmente não conseguir sucesso na negociação, será cobrada uma multa, uma única vez, e juros diários com base no valor proporcional da conta.

Considerando esse valor muito alto ou que não terá mesmo condições de quitar a conta, pois irá passar muito tempo e pode até correr o risco de ficar com o nome sujo ou se for algum fornecimento, poderá ter o serviço cancelado, então, o ideal é recorrer a um empréstimo.

Poderá fazer um empréstimo pessoal considerado microcrédito para pagar em poucas parcelas, assim, já será suficiente para pagar a conta e você não ficará tão endividado, mesmo tendo que pagar os juros do empréstimo, mas continuará com o serviço ativo.

E lembre-se de fazer uma programação melhor para que nos próximos meses já consiga pagar a conta, sem esquecer também das parcelas do empréstimo contraído que também terá de cobrir.