Cartão do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento

O que é o Cartão BNDES

O cartão do BNDES é do tipo Crédito, ou seja, funciona de forma semelhando ao Cartão de Crédito comum, mas somente para pessoas jurídicas.

Tem como objetivo principal financiar os investimentos de micro, pequenas e médias empresas e empresários individuais, incluindo o microempreendedor individual (MEI) e produtores rurais que possuem CNPJ regularizado e inscrição na Junta Comercial (Registro Público de Empresas Mercantis).

Pessoas físicas, partidos políticos, profissionais liberais, autônomos e empreendedores informais não poderão ter o cartão do BNDES, pois é uma linha de crédito destinada exclusivamente para possuidores de CNPJ ativo.

Já cooperativas, condomínios, associações, sindicatos, clubes e semelhantes, desde que possuam CNPJ, poderão obter o cartão de crédito do BNDES, mesmo que não exerçam atividade produtiva.

Sendo assim, é muito útil para parcelar investimentos, formar estoque, cobrir custos maiores ou pagar despesas antecipadas, como fornecedores que só aceitam receber imediatamente, mas você só irá receber o dinheiro quando disponibilizar seu produto para venda. Então, o prazo do cartão de crédito do BNDES é ótimo para isso.

Quem pode solicitar o Cartão BNDES

O Cartão de Crédito do BNDES é emitido somente para empresas sediadas no Brasil, em dia com seus impostos e demais obrigações, com atividade econômica compatível com a política do BNDES, com limite de faturamento anual até 300 milhões, ou seja, praticamente todas as empresas, exceto as grandes que ultrapassam esse valor.

Em relação ao limite máximo de crédito, pode ser até de 2 milhões, mas, obviamente, será analisado pelo banco emissor e será proporcional ao faturamento de sua empresa. E o prazo para parcelamento pode variar de 3 até 48 vezes.

Não é exigido tempo mínimo de abertura da empresa, porém, dependendo do banco emissor, essa pode ser uma regra imposta, por isso, se você possui uma empresa nova, aberta há pouco tempo, talvez precisará procurar a instituição financeira adequada a essa realidade da empresa.

Lembrando que no caso de microempreendedor individual (MEI), somente os que já estão devidamente formalizados, com CNPJ e em dia com suas obrigações como os impostos, poderão solicitar o cartão de crédito do BNDES. Caso contrário, será necessário fazer a formalização antes, para poder obter essa excelente ferramenta de crédito.

Como funciona o Cartão BNDES

Este Cartão pode financiar diversos itens que são muito utilizados no setor produtivo e varejista, como tecidos para confecção ou roupas para revenda, papéis para linha de produção ou impressão, entre muitos outros produtos e até serviços, tais como editoração de livros em formato impresso ou digital.

O recebimento das vendas dos cartões de crédito BNDES são amplamente aceitos por estabelecimentos com máquinas de cartões da Cielo, Rede, GetNet e Cabal Brasil, podendo ser com as bandeiras Visa ou MasterCard.

As taxas de juros do cartão em caso de parcelamento da fatura variam a cada mês, mas tem apresentado uma média estável entre 1,1 e 1,2% ao mês, sendo um juros menor do que o cobrado pela maioria dos cartões de crédito.

 

Vantagens do Cartão BNDES

A preferência é sua! Você pode escolher entre os bancos emissores, qual achar melhor para fazer seu cartão. Essa é a principal vantagem, pois será este banco que fará sua análise de crédito para aprovação.

Então, se for em um banco que já possui conta e é um bom cliente, terá mais chances de aprovação. Ou mesmo que um banco lhe reprove, poderá tentar fazer a solicitação do seu Cartão do BNDES em outros bancos emissores.

A recomendação do próprio BNDES é que primeiro tente solicitar o cartão no banco em que possui a conta de seu empresa (conta de pessoa jurídica), pois o banco terá acesso mais facilmente aos dados como faturamento da empresa e potencial de crescimento.

Se não conseguir, poderá tentar solicitar o Cartão BNDES para sua empresa no banco em que possui sua conta pessoal (conta de pessoa física).

Apesar de o cartão ser emitido somente para empresas com CNPJ, se já possui conta no banco com seu CPF, isso também pode facilitar a obtenção deste cartão de crédito, sendo a segunda opção a escolher, caso não queira ou não tenha conseguido no banco em que sua empresa possui conta.

Mas, neste caso, se for aprovado por uma instituição que sua empresa não possui conta, precisará abrir uma conta neste outro banco, pois essa é uma exigência, já que as faturas são cobradas diretamente no débito automático da conta corrente do banco emissor.

 

Flexibilidade do Cartão BNDES

Vale ressaltar que o BNDES é somente uma fonte provedora dos recursos do financiamento, de forma a não interferir na análise de crédito ou a emissão do cartão, que são feitos diretamente pela instituição financeira emissora de sua escolha.

Da mesma forma, é o banco emissor que irá definir seus limites de crédito, cobrar as prestações, fornecer extratos, renovar ou enviar segunda via do Cartão, bem como aprovar transações e outras operações relacionadas com o cartão de crédito.

Por isso, todo contato ou solicitações sobre seu cartão BNDES é feito diretamente no banco. Por exemplo, em caso de perda, roubo ou extravio do cartão, procure ligar imediatamente para o banco emissor e solicite o bloqueio e uma segunda via.

Também o responsável pelo atendimento das reclamações, sugestões, esclarecimentos de dúvidas ou solução de problemas é o banco, então, mantenha sempre o contato dessa instituição acessível.

Os bancos também estão autorizados a cobrar Tarifa de Abertura de Crédito (TAC) ao emitir o Cartão BNDES, não podendo, contudo, este valor exceder 2% do limite de crédito liberado.

Nem todos os emissores fazem essa cobrança. Neste caso, vale pesquisar para ver se seu banco está cobrando a tarifa de emissão, pois o BNDES não recebe nada deste valor que é destinado exclusivamente para cobrir os custos operacionais para o banco emitir o cartão.

Para entender detalhadamente o cálculo da tarifa aplicada ou se é possível conseguir a redução ou isenção, consulte o gerente do banco escolhido.

Se desejar, poderá ter mais de um cartão BNDES em diferentes bancos, ou, no mesmo banco, se for possível solicitar com bandeiras diferentes.

 

Principais Emissores do Cartão BNDES

Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.

Com essas instituições financeiras em destaque já é possível pesquisar antecipadamente as diferentes regras e políticas que cada uma estabelece, bem como já identificar se sua empresa possui conta em alguma delas ou mesmo se você, enquanto pessoa física, já possui conta em algum deles, para facilitar a sua aprovação.

 

Solicitação Online do Cartão BNDES

O pedido do seu cartão de crédito do BNDES é feito diretamente pela Internet e, então, após preencher corretamente todos os seus dados, você precisará comparecer a uma agência do banco emissor escolhido no cadastro.

Como informado anteriormente, se esse primeiro banco escolhido não aprovar sua proposta para emitir seu cartão de crédito, poderá voltar na mesma página e preencher novamente a solicitação do cartão por outro banco emissor.

Já que cada banco possui uma regra interna para análise e concessão de crédito, bem como para aprovações, limites e liberações com base no perfil do solicitando, é provável que mesmo com a recusa de um banco, outro aprove, mesmo com os dados idênticos e mesmo faturamento, lucro e rendimento.

E, ainda que, neste momento, não consiga aprovação nos bancos escolhidos, poderá tentar posteriormente, fazendo novas solicitações, por exemplo, após o crescimento da empresa e estabilização no segmento comercial.

Peça agora seu cartão do BNDES pelo site: www.cartaobndes.gov.br

 

Mais endereços eletrônicos e outros links úteis

Se procura pelo acesso ao Internet Banking do BNDES – site seguro: entre diretamente no Internet Banking que possui conta e solicitou o cartão do BNDES para verificar informações como extrato, fatura e tarifas.

Veja vídeos de explicações sobre o Cartão BNDES

Acesse para ler as Perguntas Frequentes