Para controlar seus gastos é fundamental ter uma planilha listando tudo que você consome no mês, ou pelo menos as principais despesas. Não precisa ser uma planilha eletrônica, pode marcar simplesmente em um papel, embora seja recomendado pelo menos uma agenda ou caderno para não perder suas anotações e o ideal ainda é utilizar as facilidades do meio eletrônico para fazer suas anotações, como celulares, tablets ou computadores, se assim preferir para poder ir modificando com mais facilidade seus dados.

Nesta planilha você deverá listar as despesas fixas mensais, aquelas que temos sempre, como gastos com alimentação, contas de energia elétrica, água, telefone, tv à cabo, vestuário, lazer, plano de saúde, mensalidade de escolas, parcelas de financiamento de automóveis, cartões de crédito, casa etc.

Em épocas de crisa, fica fácil perceber os gastos supérfluos que são desnecessários e podem ser facilmente descartados, como os itens de lazer em exagero, diminuição das compras, menor uso do cartão de crédito e pagamento em dia das parcelas em seu valor total, e substituição de produtos de marca por concorrentes de boa qualidade com preço menor, afinal, você estará buscando o custo benefício.

Após isso, inclua na sua planilha as despesas variáveis, que podem ocorrer ou que você não faz ideia dos valores que irá gastar, como viagens esporádicas, festas de aniversário, compras de novos eletrônicos, entre outros. Se possível, tente evitar ao máximo essas despesas adicionais para não correr o risco de se endividar.