Você está aqui:Início-Posts-Bancos, Destaques, Educação Financeira, Finanças, Finanças Pessoais, Financiamentos, Instituições Financeiras, Serviços Financeiros-Quero fazer financiamento de automóvel. Como financiar um veículo?

Quero fazer financiamento de automóvel. Como financiar um veículo?

Se você quer fazer financiamento de um automóvel está procurando informações para conhecer as melhores formas de financiar um carro novo ou usado ou outro veículo como moto ou caminhão, então está no lugar certo. Veja esta publicação e saiba como fazer o financiamento do seu veículo e comprar um carro novo.

O financiamento é um dos mais populares meios utilizados para compra de um veículo. A maioria das pessoas tem optado por esta forma de compra por ser um meio prático, rápido e fácil, com grande aceitação de crédito pelas instituições financeiras que financiam os automóveis.

Mas você sabe o que é financiamento? Financiar um automóvel nada mais é do que fazer o pagamento em parcelas, mas difere de uma simples compra parcelada pelo prazo um pouco mais longo.

Por exemplo, é comum parcelarmos compras ou pagamento de algum serviço em algumas vezes, geralmente até 12 vezes. Já um financiamento terá mais parcelas, podendo ser feito em 24, 36, 48, 60 e até 72 vezes em alguns casos.

O financiamento costuma ser mais vantajoso que o consórcio, pois você já terá o veículo a sua disposição, no ato da compra, diferente do consórcio que você só terá o bem adquirido ao término dos pagamentos das parcelas ou em eventual sorteio que é muito difícil de conseguir antes do fim do pagamento integral.

Já ao financiar um veículo, você assume o pagamento mensal das parcelas, conforme o acordo de compra e poderá já sair dirigindo seu novo automóvel. Os juros cobrados são proporcionais ao tempo do financiamento, ou seja, quanto mais longo o prazo de pagamento, maiores serão os juros.

Geralmente também, é comum as pessoas pagarem um valor de entrada, para já abater uma parte do valor total do bem e depois financiar o restante em parcelas menores e até prazos menores. Assim os juros também serão reduzidos.

E como são feitos os financiamentos? Praticamente todas as concessionárias e estacionamentos já possuem parcerias com instituições financeiras que estão disponíveis para financiamento de veículos novos ou usados. Algumas concessionárias contam até mesmo com uma instituição financeira própria.

Já se for comprar um automóvel de um particular, poderá solicitar o financiamento em qualquer banco, de preferência o que já possuir conta ou maior contato e conhecimento, como algum familiar que já tenha conta neste banco, pois será mais fácil e rápido a liberação do financiamento e o consequente pagamento das parcelas.

Caso esteja com dificuldades para conseguir um financiamento, é possível ainda optar por empréstimos bancários. Neste caso, você comprará o carro à vista, com o valor que recebeu do empréstimo.

Há dois pontos interessantes ao optar por um empréstimo ao invés de um financiamento. Você conseguirá um desconto maior no veículo comprado, pois estará adquirindo o bem à vista, porém, os juros do empréstimo bancário podem ser maior do que o financiamento. Assim, é preciso analisar bem e fazer as contas para ver o que compensa mais.

Se o desconto do veículo for bem atrativo e o preço total do abatimento à vista for maior do que o acréscimo em juros que você irá pagar, comparado com o financiamento, então, o empréstimo pode ser até mais vantajoso.

Mas, infelizmente, a maior complicação ainda está na burocracia para fazer um empréstimo. Pois, em regra, como o banco está liberando dinheiro para você, sem nenhuma garantia real, a não ser o pagamento através de seu salário, então, empréstimos costumam ser bem mais difíceis de serem liberados.

Já o financiamento, o banco tem de garantia o próprio bem comprado, neste caso, ao financiar um veículo, se você não conseguir pagar até o fim, o banco irá ter essa propriedade como garantia, por isso financiamentos são de mais fácil liberação e mais populares.

Mesmo assim, com essa facilidade de crédito, é preciso ter muita atenção para não correr o risco de se endividar e vir a ficar inadimplente, correndo o risco de perder o bem e tudo que já pagou nele.

Quando as pessoas endividadas chegam nessa situação de não conseguir arcar com o pagamento das parcelas do financiamento, elas tentam repassar a dívida, vendendo o veículo normalmente, mas cobrando somente o valor que já pagaram ou uma parte desse valor em troca de o comprador assumir a dívida, pagando o restante das parcelas.

Isso é bom somente para não perder o que já foi pago e não deixar todo lucro para o banco, que tomará o bem em caso de inadimplência do financiamento, sem se preocupar com todo dinheiro que você já pagou que ficará perdido de lucro para o banco.

Então, por isso é importante fazer um planejamento cuidadoso para evitar ao máximo chegar nessa péssima situação de não conseguir quitar por completo seu financiamento. Deixe isso acontecer somente em último caso, se não houver possibilidade mesmo e se houve motivos inesperados, como perda de emprego.

Mas, independente do ocorrido, se não conseguir pagar seu financiamento até o fim, ao invés de simplesmente desistir e perder o bem, tente repassar a dívida para recuperar ao menos o valor que já pagou.

Dessa maneira fica claro que o financiamento possui vantagens incríveis, como fácil acesso ao crédito, liberação para compra imediata e uso do veículo no ato da compra, porém, como ponto negativo, destacamos o risco de perder o bem, mesmo faltando poucas parcelas para quitar, caso não consiga terminar de pagar o financiamento até o fim.

A parte boa é que, se aconteceu algum imprevisto como a perda do emprego e faltam realmente poucas parcelas para terminar de pagar o automóvel, poderá tentar então um empréstimo para quitar o restante do parcelamento. Mesmo que não consiga crédito por estar desempregado e sem ter como comprovar renda, poderá encontrar algum parente que tenha o perfil para o empréstimo.

Sempre lembre de fazer todo planejamento necessário para nunca ficar endividado e poder, enfim, comprar seu carro, caminhão ou sua moto, sendo veículos novos ou usados e sair usufruindo de seu automóvel no mesmo dia.

 

Conteúdo publicado com exclusividade e originalidade pela equipe Editorial do site Cartão de Crédito Online, elaborado com imparcialidade e relevância na qualidade informativa dedicada aos participantes usuários do portal. Fica expressamente proibida a cópia total ou parcial sem autorização e respectiva citação dos créditos da fonte original. Se possui sugestões e críticas para agregar detalhes ao artigo, solicitar atualizações, correções ou fazer perguntas, escreva um comentário na parte final da página da respectiva publicação. Todas as postagens serão apreciadas pela nossa equipe e, se necessário, respondidas ou feita a devida atualização no texto original.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar
avatar
wpDiscuz
Avada WordPress Theme