Primeiro faça uma pesquisa diretamente nos órgãos de proteção de crédito como o SPC e Serasa para saber se você está com o nome sujo e qual a origem.

Pode ser algum estabelecimento comercial que sujou o seu nome por alguma compra que fez ou prestação de serviços que solicitou e não fez o pagamento ou, se parcelou, não conseguiu pagar todas as parcelas.

Também pode ser alguma instituição financeira que lhe deu crédito, como um banco que fez um empréstimo para você, mas que também não conseguiu pagar todas as parcelas do empréstimo.

Todas essas empresas podem negativar um cliente, também mais conhecido como sujar o nome.

A expressão nome sujo se dá, pois, o seu nome é cadastrado em um banco de dados digital que é uma lista com pessoas inadimplentes no mercado.

Essa lista sempre será consultada por outras empresas e instituições financeiras, a critério interno de cada uma, sempre que você for solicitar novo crédito ou comprar algo parcelado.

Então, terá dificuldades em fazer novos parcelamentos, financiamentos, empréstimos e até abertura de conta em banco.

Para limpar seu nome você precisará então fazer essa pesquisa e verificar qual ou quais empresas que sujaram seu nome devido a débitos passados.

Após isso, entre em contato, podendo ser por telefone ou, de preferência, indo pessoalmente até o local da empresa para conversar sobre sua dívida e negociar formas de quitação do débito pendente e atrasado.

Por telefone ou mesmo pela internet é possível que consiga algumas informações para um primeiro contato, como as recomendações que cada empresa pode fornecer para você quitar seu débito.

Mas para uma renegociação mesmo da dívida, será fundamental o seu comparecimento presencial no estabelecimento físico.

Será necessário também conversar diretamente com um gerente ou responsável pelo setor financeiro da empresa para ver alternativas de reparcelamento ou diminuição do débito.

Ao fazer um acordo, no momento em que confirma a quitação do débito, ainda que fazendo um novo parcelamento, a empresa é obrigada a tirar seu nome do SPC ou Serasa, limpando assim o se nome.

Lembre-se de fazer tudo de forma assinada, com contratos de renegociação de dívidas, para não ficar nada somente de acordo informal.

Pois se der algum problema e a empresa demorar para limpar seu nome, você terá esse documento para provar que já fez o acerto ou realizou um novo acordo e a empresa terá um prazo curto para tomar as providências para limpar o seu nome.

Após conseguir limpar o seu nome, lembre-se de ficar em dia com todos os seus débitos e consultar para ver se não há mais nenhuma pendência ou conta atrasada que possa sujar seu nome novamente.

Fazendo esses procedimentos você estará com o nome limpo e livre para obter novos créditos ou fazer compras parcelas, desde que sempre com cautela para não se endividar novamente.